Tubarão ataca surfista na Califórnia, arremessa vítima e parte prancha ao meio
- Patrick Araujo

- 16 de jan.
- 2 min de leitura
Incidente aconteceu na costa de Gualala, no norte do estado, e marca o primeiro ataque registrado na Califórnia neste ano

Um surfista de 26 anos foi atacado por um tubarão na manhã desta terça-feira (13) enquanto remava no mar na região de Gualala, balneário situado a cerca de 185 quilômetros ao norte de São Francisco, na Califórnia. O animal, com aproximadamente 1,8 metro de comprimento, surgiu por baixo, mordeu a perna do jovem e quebrou a prancha ao meio, lançando o surfista para longe.
Tommy Civik relatou ao Los Angeles Times que estava na água havia cerca de dez minutos quando sentiu um impacto semelhante ao de “ser atropelado por um carro”. De acordo com ele, a ação foi tão repentina que não conseguiu ver o tubarão se aproximar. “Tudo foi tão chocante que eu só queria fugir”, contou ao jornal.
Ataque foi presenciado por amigo
O ataque ocorreu por volta das 8h30, no horário local, e foi testemunhado por um amigo do surfista, Marco Guerrero, que acompanhava a movimentação do mar a partir de um banco de areia próximo. Em entrevista ao LA Times, Guerrero disse que, em um primeiro momento, pensou se tratar de um ataque a uma foca. “Quando vi o movimento brusco, achei que era um ataque de tubarão, mas não percebi que era o Tommy”, afirmou.
Após a mordida, o tubarão ainda ergueu a cauda para fora da água e desapareceu, levando consigo parte da prancha quebrada. Civik ficou a cerca de 45 metros da costa e precisou nadar até a praia para conseguir se salvar. Somente ao alcançar a areia ele percebeu as marcas dos dentes e o sangramento na parte superior da coxa esquerda.
Uma testemunha acionou o serviço de emergência, e equipes do Distrito de Proteção contra Incêndios da Costa Sul chegaram ao local por volta das 8h45. No entanto, o surfista já havia saído do mar. Os ferimentos perfurantes exigiram pontos, mas Civik decidiu seguir por conta própria até o hospital, dirigindo-se até a unidade de saúde.
O traje de mergulho danificado foi recolhido pelo Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, que irá analisá-lo para identificar a espécie responsável pelo ataque.
Apesar do susto, o surfista afirmou ao Los Angeles Times que não pretende deixar o esporte. “Tive uma sorte inacreditável. Minha prancha absorveu o impacto”, disse. Segundo informações oficiais, este foi o primeiro registro de mordida de tubarão na Califórnia em 2026.








Comentários