Polícia Civil do Espírito Santo realiza ação conjunta e flagra animais em situação de maus-tratos em Cariacica
- Patrick Araujo

- 22 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jan.
Durante a ação foram identificados cães mantidos acorrentados, sem abrigo, água ou alimentação adequada

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), realizou, na manhã desta quarta-feira (21), uma ação conjunta com a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cariacica para apurar uma denúncia de maus-tratos a animais no bairro Alzira Ramos, no município de Cariacica.
A equipe se deslocou até um imóvel localizado nas proximidades de uma chácara, onde a denúncia indicava a manutenção irregular de cães em situação de sofrimento.
No local, foram encontrados três cães sem raça definida, sendo dois machos e uma fêmea, mantidos acorrentados com correntes de menos de meio metro de comprimento, o que restringia completamente a mobilidade dos animais. Eles estavam expostos às intempéries climáticas, sem acesso a abrigo adequado, alimento ou água.
Segundo constatação das equipes e relato do próprio tutor, os animais permaneceram durante toda a noite nessas condições.
“De acordo com os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os cães apresentavam escore corporal baixo, compatível com quadro de desnutrição, além de sinais aparentes de hipotermia. O tutor não apresentou comprovantes de vacinação nem documentação que atestasse a realização dos cuidados básicos de saúde exigidos pela legislação vigente”, disse o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet.
Foram adotadas as medidas administrativas e policiais cabíveis, com o encaminhamento da ocorrência à Delegacia Regional de Cariacica para análise e adoção das providências legais pertinentes.
O suspeito, de 59 anos, foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais e foi encaminhado ao Centro de Triagem, localizado no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa.








Comentários