top of page

Turismo ilegal com animais silvestres é desmantelado no AM: grupo cobrava R$ 20 por fotos com bichos dopados

Durante ação policial em Iranduba, arara, jiboia, macaco e bicho-preguiça foram resgatados em situação de maus-tratos; um adulto foi preso e três adolescentes apreendidos por envolvimento no esquema.


Foto: Reprodução/Wix
Foto: Reprodução/Wix

Uma operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) desarticulou, na última sexta-feira (9), um esquema de exploração ilegal de animais silvestres voltado ao turismo na Região Metropolitana de Manaus. A ação ocorreu nas comunidades Vila Nova e Nova Vila, em Iranduba, e resultou na prisão de um homem de 22 anos e na apreensão de três adolescentes.


Durante a operação, as autoridades resgataram quatro animais: uma arara, um bicho-preguiça, uma cobra jiboia e um macaco. Segundo o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, os bichos apresentavam sinais de maus-tratos, estavam desidratados e alguns tinham lesões graves. Há suspeitas de que tenham sido sedados para facilitar a manipulação por turistas.


“Alguns estavam mutilados, e a perícia vai confirmar se foram medicados para se tornarem mais dóceis e acessíveis ao contato humano”, informou o delegado.

As investigações revelaram que os suspeitos cobravam até R$ 20 para que visitantes pudessem tirar fotos ao lado dos animais silvestres, prática que é considerada crime ambiental segundo a legislação brasileira.


O homem preso, identificado como Bruno Barata, foi autuado por maus-tratos, posse ilegal de animais da fauna brasileira, associação criminosa e corrupção de menores. Os adolescentes foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde foram ouvidos pelas autoridades competentes.


A Polícia Civil reforçou que o uso indevido de animais silvestres para fins turísticos é ilegal e que as apurações continuam para localizar outros envolvidos na prática criminosa.


Os animais resgatados foram transferidos para clínicas veterinárias especializadas em Manaus, onde estão recebendo os cuidados necessários à sua recuperação.


Commenti


Compartilhe:

Compartilhar:

bottom of page