top of page

Rio inaugura novo hospital veterinário e se consolida como referência nacional em saúde animal

O Hospital Municipal Veterinário São Francisco de Assis, em Irajá, é o terceiro inaugurado pela Prefeitura do Rio e oferece atendimentos, cirurgias e exames a baixo custo ou gratuitamente para tutores inscritos no CadÚnico


Foto: Iago Campos
Foto: Iago Campos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugurou neste sábado (11/10) o Hospital Municipal Veterinário São Francisco de Assis, localizado em Irajá, na Zona Norte. A nova unidade funcionará diariamente, das 8h às 20h, oferecendo cirurgias gerais e ortopédicas, atendimentos clínicos e especializados, além de exames laboratoriais e de imagem. Todos os animais atendidos no local serão microchipados. Este é o terceiro hospital veterinário municipal da cidade.


Em 2023, a Prefeitura do Rio transformou o Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, em hospital, e, no ano anterior, reinaugurou o Instituto Jorge Vaitsman, na Mangueira, que também passou a contar com estrutura hospitalar para atender à crescente demanda.

O Hospital São Francisco de Assis, situado na Rua Hannibal Porto, 450, conta com quatro consultórios de clínica geral, dois de especialidades e um voltado exclusivamente ao tratamento de esporotricose – zoonose causada por fungos. A unidade também possui dois centros cirúrgicos, salas de emergência e de procedimentos, além de recepção equipada para receber tutores e seus animais.


Foto: Rafael Catarcione
Foto: Rafael Catarcione

O secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, ressaltou que a ampliação da rede pública veterinária faz do Rio uma das cidades mais avançadas do país em políticas públicas para o bem-estar animal.


"É muito importante a gente investir na saúde dos nossos pets, porque a gente também vai estar investindo na saúde mental das pessoas que têm muita dificuldade em cuidar desses animaizinhos. É fundamental a gente aumentar as políticas públicas, e o prefeito Eduardo Paes tem feito isso. Estamos inaugurando nosso terceiro hospital veterinário, um marco para a cidade do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro é referência no Brasil."

Os serviços de microchipagem, vacinação e castração continuam sendo totalmente gratuitos. Já os demais procedimentos têm cobrança simbólica, exceto para tutores cadastrados no CadÚnico e para animais com suspeita de zoonoses, que têm direito a atendimento completo sem custo.

Comentários


Compartilhe:

Compartilhar:

bottom of page