top of page

Morcegos discutem (e muito) entre si, revela pesquisa

  • Foto do escritor: Redação Pet Mania
    Redação Pet Mania
  • 10 de jan.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 22 de jan.

“Descobrimos que grande parte das vocalizações que antes eram vistas como gritos genéricos de ‘sai daqui!’ na verdade, carregam uma grande quantidade de informações”

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram que os morcegos-da-fruta-egípcios têm uma comunicação complexa e cheia de “discussões”. Usando inteligência artificial, eles analisaram 15 mil vocalizações gravadas ao longo de 75 dias e identificaram que os sons não são aleatórios, mas têm significados específicos.


Dentre os sons identificados, mais da metade dos “gritos” pode ser classificada em 4 categorias: disputas por comida, conflitos por posições no grupo durante o sono, rejeições a avanços indesejados de acasalamento e discussões sobre espaço. Além disso, os morcegos ajustam o tom e o tipo de vocalização dependendo de quem estão "falando", algo semelhante à forma como os humanos fazem ao mudar o tom de voz na hora de conversar com diferentes pessoas.


“Descobrimos que grande parte das vocalizações que antes eram vistas como gritos genéricos de ‘sai daqui!’ na verdade, carregam uma grande quantidade de informações”, afirmou o líder da pesquisa, Yossi Yovel, à Smithsonian Magazine.


A equipe agora planeja investigar se esses morcegos nascem sabendo essa “língua” ou aprendem nas colônias e pretende estudar se essa comunicação ocorre em outros contextos fora do abrigo noturno. Para isso, eles planejam prender microfones em morcegos e soltá-los na natureza.


Kate Jones, da University College London, chamou a pesquisa de “pedra de Rosetta” para entender melhor o comportamento social dos morcegos e acredita que a técnica pode ajudar a decifrar vocalizações de outras espécies no futuro.


Fonte: Anda

Komentáře


Compartilhe:

Compartilhar:

bottom of page