top of page

Cão supera atores humanos e conquista prêmio de Melhor Ator em cerimônia internacional

Episódio inusitado marcou o Astra Awards nesta sexta-feira (9), quando um cachorro levou o troféu disputando diretamente com pessoas


Foto: Andy Kropa/Independent Film Company (IFC)
Foto: Andy Kropa/Independent Film Company (IFC)

Embora existam premiações voltadas exclusivamente para performances de animais no audiovisual — como o Golden Beast, do Festival de Nova York, que reconheceu a gata de duas cabeças em “O Agente Secreto”, ou a tradicional Palm Dog, do Festival de Cannes — até então nenhum evento havia colocado animais e humanos competindo na mesma categoria.


Esse cenário mudou nesta sexta-feira (9), quando Indy The Dog venceu o prêmio de Melhor Performance em Filme de Terror na 9ª edição do Astra Awards. O reconhecimento veio pela atuação em “Bom Menino”, um longa de horror narrado a partir da perspectiva de um Golden Retriever que tenta proteger seu tutor de uma entidade sobrenatural.


Foto: Reprodução/Shudder
Foto: Reprodução/Shudder

Como o protagonista canino não esteve presente na cerimônia, o agradecimento foi feito pelo diretor do filme, Ben Leonberg, que falou em nome do animal.

“Em nome do Indy, somos muito gratos e emocionados por esse reconhecimento pelo trabalho dele em um filme que ele não entende totalmente, mas do qual participou. Ele tem a honra de receber este prêmio, especialmente sabendo que está ao lado de atores e atrizes que nem precisaram ser subornados com petiscos para acertar suas marcas”.

Foto: Reprodução/Shudder
Foto: Reprodução/Shudder

À primeira vista, pode parecer curioso que um cachorro seja premiado por uma atuação sem consciência plena do papel, ainda mais concorrendo com interpretações marcantes de atores humanos indicados na mesma categoria.


Apesar disso, a vitória tem sido encarada com leveza e bom humor, sem deixar de reconhecer o destaque de Indy no filme. Também pesa o fato de o Astra Awards ser uma premiação relativamente recente e ainda sem grande influência no circuito cinematográfico norte-americano.


“Bom Menino” estreou no Brasil em outubro, com distribuição da Paris Filmes, e atualmente está disponível para aluguel em plataformas de streaming como YouTube, Apple TV e Prime Video.

Comentários


Compartilhe:

Compartilhar:

bottom of page