Cão paraplégico volta a andar após ganhar cadeira de rodas criada por estudante do IFSC
- Patrick Araujo

- 1 de dez.
- 1 min de leitura
Tiringa, que perdeu os movimentos das patas traseiras após um erro de vacinação, recuperou a mobilidade graças a um equipamento desenvolvido especialmente para ele por uma universitária de Engenharia Mecatrônica.

Um cachorro que havia perdido a capacidade de andar voltou a se movimentar depois de receber uma cadeira de rodas confeccionada por uma estudante do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis. Um vídeo mostrando o pequeno Tiringa, de 2 anos e 3 meses, correndo com o auxílio do dispositivo ganhou grande alcance nas redes sociais.
De acordo com informações divulgadas pelo instituto, o cão teve as patas traseiras paralisadas em consequência de um erro na aplicação de uma vacina. O episódio causou uma fratura no cóccix e um edema associado a um hematoma, que resultaram na perda de mobilidade quando Tiringa tinha apenas 1 ano e meio.
Agora, com a cadeira de rodas adaptada, Tiringa recuperou a autonomia para se deslocar. O equipamento foi projetado pela estudante de Engenharia Mecatrônica Jaqueline Tainara Costa, que desenvolveu a estrutura pensando nas necessidades específicas do animal.
A tutora do cão, Thuany Silva Bento, celebrou o resultado em um comentário publicado em uma postagem que viralizou. “Tiringuinha está amando seu novo companheiro de passeio! O pessoal do IFSC é incrível, desde primeiro contato sempre dispostos a ajudar o Tiringa a ter qualidade de vida outra vez. Muito obrigada por tudo”, escreveu. O vídeo já ultrapassou 182 mil visualizações no Instagram.








Comentários