Bosque da Ciência garante programação divertida e acessível na 2ª edição do ‘Férias no Bosque’
- Patrick Araujo

- há 18 horas
- 2 min de leitura

O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com uma programação recheada de atividades na 2ª edição do “Férias no Bosque”. A ação gratuita que envolve brincadeiras, jogos, reciclagem, trilha, esporte na floresta, conhecimento dos potenciais terapêuticos das plantas medicinais, entre outras atividades, ocorre entre os dias 13 e 25 de janeiro, de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, destaca que o “Férias no Bosque” já faz parte do calendário oficial de atividades que despertam a possibilidade de difundir conhecimento e popularização da ciência.
“Temos um público no período de janeiro extremamente grande, porque é um mês de férias, mês de férias escolares e também de muitos visitantes de fora, então aproveitamos o calendário para organizar esses tipos de atividades de popularização da ciência e conhecimento científico desenvolvidos pelo órgão”, acrescenta Lobato.
Entre as atividades da programação, pessoas com deficiência e o público poderão vivenciar uma nova experiência sensorial no Bosque da Ciência, em uma trilha feita com madeiras amazônicas, desenvolvida pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa. Criada para estimular os sentidos e promover o contato direto com a natureza em pleno coração urbano de Manaus.

O percurso, que deve ser feito descalço, convida o visitante a uma caminhada atenta e concentrada, explorando diferentes texturas, formas e aromas de madeiras regionais, permitindo que o visitante, ao caminhar de forma introspectiva, perceba as diferentes características das espécies amazônicas e sinta os benefícios físicos e psicológicos que o contato direto com a natureza proporciona.
E para os amantes de aves, o projeto “Vem Passarinhar Manaus”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estará presente na programação com exposição de aves taxidermizadas , jogos didáticos, pintura de rosto e muitas brincadeiras, principalmente para as crianças. A proposta é aproximar a população com os ambientes florestais presentes dentro da cidade, promovendo a ciência cidadã, estimulando a preservação e o manejo da avifauna.

“O que eu vejo no Bosque da Ciência” será outra atração lúdica e divertida, desenvolvida pelo Lapsea, onde os visitantes poderão percorrer as trilhas do Bosque com os “olhos” e atenção voltados para a fauna e flora existentes no parque florestal. Com uma prancheta e lápis nas mãos, terão o desafio de marcar, desenhar ou escrever os animais e plantas que conseguirem observar e descobrir. Trata-se de “brincar de biólogo(a) por um dia”, e ao final, contar como foi a experiência.
Da mesma forma lúdica e divertida, “Jogo das Ações Humanas e a Mudança Climática” oportuniza que os visitantes brinquem de maneira “séria” ao refletirem sobre ações que contribuem para as emissões de gases de efeito estufa, e sobre ações que colaboram para reduzir as emissões. O vencedor(a) deverá percorrer a trilha e ultrapassar a linha de chegada, após driblar o “azar” mediado pela sorte dos “dados”.








Comentários