top of page

Atuação de quatro patas: cachorro faz história e disputa prêmio internacional de Melhor Ator

Indy, protagonista do filme de terror Good Boy, concorre no Astra Awards e entra para a história ao disputar a categoria com atores humanos


Foto: Reprodução/ Shudder
Foto: Reprodução/ Shudder

O cinema ganhou um protagonista inusitado e histórico. Indy, um cachorro ator, foi indicado à categoria de Melhor Performance em Filme de Terror no Astra Awards, concorrendo diretamente com cinco atores humanos. O animal é o personagem principal do longa Good Boy — traduzido como Bom Menino — e se tornou o primeiro pet a disputar um prêmio internacional de atuação dessa magnitude.


Indy é um toller, raça conhecida como golden retriever da Nova Escócia, tem 8 anos e mostrou que talento não é exclusividade dos humanos. Sua atuação chamou a atenção da crítica e do público, garantindo a indicação inédita na premiação.


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O filme foi dirigido por Ben Leonberg, tutor do cão, que levou cerca de três anos para concluir a produção. Durante esse período, Indy foi treinado pelo próprio diretor ao lado de Kari Fischer, esposa de Ben e também parceira no projeto. Em algumas cenas, o diretor chegou a substituir o ator que interpreta o dono do cachorro, estratégia pensada para facilitar a interação do animal diante das câmeras. O resultado foi tão convincente que a “atuação” rendeu a indicação ao prêmio.


A história de Good Boy

A narrativa do longa é apresentada sob a perspectiva de Indy, que passa a perceber presenças sobrenaturais na casa onde vive com seu tutor. À medida que os fenômenos estranhos se intensificam, o cachorro também sofre com os acontecimentos assustadores e assume o papel de verdadeiro melhor “aumigo”. Determinado a proteger seu humano, o pet enfrenta as atividades paranormais que assombram o local.


Foto: Reprodução/ Shudder
Foto: Reprodução/ Shudder

Lançado em 30 de outubro, o filme chegou a promover anteriormente uma campanha para que Indy fosse indicado à categoria de Melhor Ator no Oscar de 2026 — ou, como brinca o cartaz oficial, “Melhor Bom Garoto”. O estúdio responsável pela produção inclusive enviou uma carta bem-humorada e crítica, supostamente escrita pelo próprio cachorro.


“Apesar do meu papel aclamado pela crítica no filme Bom Menino, fui considerado inelegível para a categoria de Melhor Ator. Aparentemente, eu não sou bom o suficiente para vocês”, lamenta Indy na carta obtida com exclusividade pela Variety. “Pedimos que parem de levantar a perna sobre a contribuição minha e de tantos grandes atores animais cujo trabalho continua sem reconhecimento”, diz outro trecho.

A cerimônia do Astra Film Awards está marcada para o dia 9 de janeiro de 2026. Na disputa com o talentoso ator canino estão Alfie Williams, Alison Brie, Ethan Hawke, Sally Hawkins e Sophie Thatcher.




 
 
 

Comentários


Compartilhe:

Compartilhar:

bottom of page