Festa Junina com Pets: Saiba o Que Evitar e Como Incluir Seu Amigo com Segurança!
- Redação Pet Mania
- 14 de jun.
- 3 min de leitura
Alguns alimentos típicos das festas juninas podem ser altamente perigosos para os animais. Veja o que não oferecer ao seu pet e conheça alternativas seguras para incluí-lo nas comemorações.

Com a chegada das tradicionais festas juninas, é comum que os pets fiquem curiosos (e pidões!) diante das mesas recheadas de quitutes e das animadas barraquinhas. Apesar de parecer uma boa ideia dividir um pedacinho das guloseimas com seu bichinho, tutores precisam estar atentos: diversos alimentos típicos da festa podem ser extremamente nocivos à saúde dos animais.
Alguns ingredientes da culinária humana, mesmo em pequenas quantidades, podem desencadear intoxicações, problemas gastrointestinais graves e, em casos extremos, colocar a vida do pet em risco. Por isso, quem deseja incluir seu cão ou gato nas festividades precisa ficar atento ao que é proibido — e ao que é liberado (com moderação).
Se quiser fazer parte da comemoração com o seu pet de forma segura, existem opções naturais e nutritivas que podem ser oferecidas com moderação e sem temperos:
Alimentos que NÃO devem ser oferecidos

Chocolate
Altamente tóxico para cães e gatos, o chocolate contém teobromina — substância que os animais não conseguem metabolizar corretamente. Quanto mais escuro o chocolate, mais perigoso ele é. Os sintomas vão de tremores e vômitos à taquicardia, convulsões e, em casos graves, óbito.
Doces e sobremesas com adoçantes
O xilitol, presente em muitos doces diet, é extremamente tóxico para cães. Ele estimula a liberação de insulina de forma abrupta, levando à queda de glicose no sangue, convulsões e, em casos graves, à morte.
Massas cruas ou fermentadas
Pães ou massas fermentando contêm leveduras que podem gerar gases e álcool no estômago dos pets, causando dor intensa, distensão abdominal e até intoxicação alcoólica.
Carnes gordurosas e ossos pequenos
Espetinhos e linguiças contêm alto teor de gordura, podendo desencadear pancreatite — inflamação perigosa com sintomas como dor abdominal, vômitos e letargia. Ossos pequenos, por sua vez, podem se fragmentar e causar engasgos ou perfurações internas.
Cebola, alho e temperos fortes
Compostos como o tiossulfato, presentes no alho e na cebola, atacam as células vermelhas do sangue, podendo causar anemia hemolítica. Alimentos com esses ingredientes, como farofas e caldos, devem ser mantidos longe dos pets. Os sintomas incluem fraqueza, mucosas pálidas e dificuldade para respirar.
O que seu pet pode comer
Frutas seguras
Maçã (sem sementes) e banana são ótimas alternativas de petisco doce, pois são ricas em fibras, potássio e vitaminas, além de não conterem gordura.
Milho e pipoca sem tempero
O milho cozido sem condimentos é uma boa opção rica em fibras. Já a pipoca, desde que sem sal, óleo ou manteiga, pode ser dada ocasionalmente, sempre sem grãos não estourados, para evitar engasgos.
Carnes magras cozidas
Frango ou carne bovina cozida, sem sal, condimentos, alho ou cebola, são boas fontes de proteína e altamente palatáveis para cães e gatos. Basta servir em pedaços pequenos e sem gorduras aparentes.
Legumes cozidos
Cenoura, batata e abobrinha, desde que sem sal, manteiga ou molhos, são opções saudáveis. Além de ricas em fibras e vitaminas, são de fácil digestão. A cenoura crua, inclusive, ajuda na saúde bucal por conta da sua crocância.
Cuidados extras durante a festa
Para garantir uma festa segura e divertida para todos, mantenha a atenção redobrada com os restos de comida espalhados ou deixados ao alcance dos pets. Evite que eles circulem livremente pelas áreas de alimentação e descarte corretamente as sobras.
E lembre-se: na dúvida sobre o que oferecer ou se perceber qualquer alteração no comportamento ou saúde do seu pet após ingerir algum alimento, consulte imediatamente um médico-veterinário. Ele é o profissional mais indicado para orientar sobre a alimentação segura e o bem-estar do seu melhor amigo.
Com carinho, atenção e escolhas certas, seu pet pode participar da festa junina com você — de forma alegre e saudável.
Comentários