top of page

Vírus faz crescer “tentáculos” em coelhos selvagens nos EUA e imagens viralizam

Atualizado: 10 de set.

Registros de animais com estranhas protuberâncias chamaram atenção nas redes sociais; especialistas explicam que doença não oferece risco a humanos


Education Images/Universal Images Group
Education Images/Universal Images Group

Fotos de coelhos apresentando estranhas formações escuras que lembram “tentáculos” brotando da cabeça, saindo da boca e até encobrindo os olhos circularam nas redes sociais nos últimos dias.


Os registros foram feitos no estado do Colorado, nos Estados Unidos, e geraram grande repercussão online. Muitos internautas chegaram a apelidar os animais de “coelhos mutantes”, enquanto outros compararam a aparência deles com as criaturas da série “The Last of Us”.


Apesar do aspecto assustador, veterinários explicam que o fenômeno é relativamente comum. Os coelhos selvagens estão infectados pelo chamado papilomavírus de Shope, doença frequente na espécie que, em geral, não apresenta gravidade e tampouco pode ser transmitida a outros animais ou aos seres humanos.


Ou seja, não há qualquer ameaça à saúde das pessoas. A única atenção deve ser dada a tutores que possuem coelhos domésticos, já que nesses casos a transmissão pode ocorrer entre animais da mesma espécie.


Em entrevista ao jornal The New York Times, a porta-voz do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Colorado, Kara Van Hoose, explicou que a maioria dos coelhos consegue superar a infecção naturalmente. Segundo ela, as formações que parecem “tentáculos” são, na verdade, verrugas decorrentes do vírus e não prejudicam os bichos — a não ser quando passam a comprometer sua alimentação ou atrapalhar a visão.

Comentários


Compartilhe:

Compartilhar:

bottom of page